Empresa completa obra que se constitui em um marco histórico no mercado chileno

A SKIC – Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion – uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina – acaba de completar a obra de desmontagem e troca do cilindro do Moinho de Bolas nº3, e da posterior montagem de componentes e comissionamento, da planta da BHP Billiton em Laguna Seca de Minera Escondida, na região de Antofagasta, no Chile. Com a conclusão do projeto, a SKIC posiciona-se como a empresa pioneira em projetos EPC (termo do inglês Engineering, Procurement and Construction) de larga escala no Chile, ao completar o projeto desta dimensão no País.
 

“Entregar projetos EPC é gerenciar e produzir, em um único empreendimento, o planejamento, a engenharia, os suprimentos, a construção e o comissionamento de toda a obra. A conclusão do projeto Minera Escondida provou que a SKIC está preparada para desafios como este. A nossa equipe Minera Escondida, composta por 90 profissionais, realizou um excelente trabalho. Como exemplo da magnitude dessa obra, em termos de troca de elementos de uma usina, é a segunda no mundo, e a primeira executada no Chile”, afirma Andrés Concha, sub administrador de contrato da SKIC do Chile.
 

Iniciado em 23 de abril de 2021 e concluído em 10 de março de 2022, o projeto, executado para o cliente BHP Billiton, contemplou a troca de todas as peças e estruturas do Moinho de Bolas nº3, incluindo desmontagem e montagem e suporte horas-homens para o maquinário. Foram ao todo 220 mil horas-homens executadas em quatro etapas: mobilização, desmontagem do moinho, montagem do moinho MB3 e conclusão do pré-comissionamento. Em linhas gerais, o projeto trocou três carcaças (alimentação, central e descarga), mais a troca das tampas de alimentação e descarga e de ambos os munhões, e realizou o nivelamento do moinho e do estator.

Mercado brasileiro

No país desde 2016, a SKIC trabalha atualmente em seus primeiros contratos no setor de mineração brasileiro, além da área de transmissão de energia. A SKIC já atingiu a marca de 2.000 Km de linhas de transmissão instaladas no País e consolida-se como uma das principais fornecedoras de serviços para o setor de energia, com projetos desenvolvidos na Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para clientes vencedores de alguns dos maiores leilões de energia do País.
 

Mineração

Atualmente, mais de 80% da produção de cobre chileno conta com a expertise de engenharia e construção da SKIC, que está apta a desenvolver projetos similares no Brasil como epecista e fornecedora de serviços de engenharia, construção e montagem de projetos, além de equipamentos. No Chile, a SKIC já executou projetos para as indústrias de cobre, ouro, prata, aço, zinco e lítio, e foi responsável pela construção de projetos de infraestrutura utilizados por 17 das 28 maiores mineradoras presentes naquele país, incluindo Anglo American, AMSA, Codelco e MMG.

Além do desenvolvimento de mais de 100 projetos de mineração no Chile, a SKIC também possui outros marcos neste setor. Ela foi pioneira na construção e montagem de concentradores – máquinas que separam minério através do processo de centrifugação -, e construiu, nos últimos 10 anos, mais de 50 km de correias transportadoras, utilizadas para transportar minérios, entre elas, as mais resistentes do mundo, que se encontram na parte subterrânea da maior mina a céu aberto do mundo, em Chuquicamata, no Chile.

Sobre a SKIC

A SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil, Peru e Colômbia. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional. A empresa tem uma vasta experiência em projetos de infraestrutura produtiva, que exige altos níveis de especialização, e tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto mineração, geração e transmissão, obras de energia, industriais, civis e de infraestrutura.

No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com mais de 500 colaboradores diretos e indiretos.