Operações de reabastecimento de óleo diesel de equipamentos de mineração são realizadas com muita frequência. A prática dessa atividade ocorre com o deslocamento dos equipamentos para os postos de combustível, o que demanda tempo elevado, além de longas filas de abastecimento que podem acarretar em perdas operacionais se não forem gerenciadas. Para aprimorar e otimizar esse processo, a Ero Brasil Caraíba desenvolveu um sistema de automação e de reestruturação do fluxo de abastecimento.

No processo tradicional, o fornecimento de óleo diesel para os equipamentos de grande porte da Ero Brasil Caraíba era controlado manualmente por meio de planilha, o que além de dificultar a gestão dos dados era suscetível a erros. Ademais, o reabastecimento de combustível contava apenas com dois locais de atendimento, os quais estavam localizados nas cotas N-137 e N-732 da mina subterrânea, o que exigia o deslocamento dos equipamentos.

 Longos tempos de viagem combinados com extensas filas para abaste cimentos levaram a prejuízos operacionais, o que obrigou a empresa a desenvolver estratégias para evitar a situação. A finalidade do projeto foi reduzir a frequência de abastecimentos nos postos de combustível e o tempo de deslocamento até eles, resultando no aumento da utilização efetiva da frota.

Geralmente, os equipamentos de grande porte de mineração que operam em frente de serviço possuem deslocamento lento, fazendo com que o fluxo destes equipamentos na rampa seja interrompido devido ao congestionamento resultante. Em vista disso, tornou-se imprescindível desenvolver um processo otimizado de reabastecimento para evitar levar esses equipamentos a um posto de combustível.

Na solução apresentada, o reabastecimento passou a ser feito de maneira estratégica por meio de caminhonete comboio. Para que isso ocorra de forma assertiva, os dados de abastecimento devem ser rigorosamente controlados para presumir o próximo abastecimento do equipamento de acordo com um determinado consumo (litros consumidos por hora de trabalho).

Em conjunto com a Hiro Automação foi desenvolvido o concentrador de abastecimento que une praticidade e tecnologia aplicados nos postos de combustíveis, possibilitando aos operadores terem autonomia para realizar o abastecimento do equipamento, no qual será registrado a data e hora da atividade, a quantidade do combustível fornecido, a matrícula do operador, a TAG e o horímetro da máquina que será abastecida. Automaticamente essas informações são enviadas on-line para um banco de dados.

O trabalho foi desenvolvido na planta da Ero Brasil Caraíba localizada no Distrito de Pilar, em Jaguarari (BA), cuja a principal atividade é a produção de concentrado de cobre. A unidade dispõe de uma mina subterrânea com 11 km de rampa, detendo três postos de combustível e uma caminhonete comboio, responsável pelo abastecimento na frente de serviço. De acordo com a empresa, por meio da automação e pelo abastecimento na frente de serviço, foi possível gerenciar o fornecimento de óleo diesel de forma eficiente para os equipamentos de mina subterrânea, possibilitando reduzir o deslocamento desses equipamentos até os postos de combustível.

Após a implantação do sistema, o tempo registrado para a atividade de abastecimento reduziu-se em 53%, gerando menos perdas operacionais por paradas de equipamentos e, por consequência, otimizando a movimentação da frota.

 AUTORES: Felipe Mateus Leite Duarte – Engenheiro Júnior da Ero Brasil Caraíba, Erinaldo Bispo de Deus – Engenheiro Pleno da Ero Brasil Caraíba, Jamerson Gabriel Soares Gonçalves – Estagiário da Ero Brasil Caraíba, Fabio Araújo da Silva – Supervisor de Manutenção da Ero Brasil Caraíba, Francisco Wanderley Alves Lins de Oliveira – Engenheiro Pleno da Ero Brasil Caraíba e Thiago Dias Bonfim – Estagiário da Engenharia Mecânica da Ero Brasil Caraíba