Com foco na oferta de soluções inovadoras em perfuração e bombeamento, a Sidrasul comemora o sucesso das bombas anfíbias fabricadas pela Higra, com tecnologia 100% nacional. O equipamento foi a principal atração no stand da empresa durante os quatro dias da Exposibram, realizada este mês em Belo Horizonte.
Trata-se de bombas mais versáteis, de fácil aplicação. Por ser anfíbia, não possui acessórios como as convencionais – caixeta, rolamento, por exemplo – e não precisa de lubrificação. Motor e bomba formam um único conjunto, o que proporciona a possibilidade de se trabalhar com o equipamento em várias posições – afogada, fora da água, em pé, etc.
“Ela traz facilidade de instalação e operação. Já está sendo aplicada nas grandes mineradoras, como Vale, CSN, Anglo American, Anglo Gold, mas ainda é uma novidade para muitas mineradoras. É uma tecnologia 100% nacional”, destaca Diego Jardim, comercial e técnico da Sidrasul.
O conceito de bombeamento anfíbio é um desenvolvimento pioneiro e exclusivo da Higra. A capacidade de operar dentro e fora da água com o mesmo equipamento é consequência do design adotado pela engenharia da empresa, onde o fluxo da água é admitido pela sucção axial flangeada, passa por um rotor centrífugo e ao longo do motor. Sistema que garante troca térmica com baixa emissão de ruídos (menos de 60Db), versatilidade na instalação, baixa manutenção e eficiência energética do conjunto.
De acordo com Diego Jardim, mesmo que a mineradora não invista nas bombas anfíbias, a Sidrasul oferece tecnologia para melhorar a eficiência energética em equipamentos mais antigos, reduzindo potência e, consequentemente, o custo com energia.
“Tem clientes que ainda não conhecem nossa tecnologia. Vemos brilho nos olhos das mineradoras de pequeno porte que, quando conhecem as soluções que podemos entregar e que vêm de encontro com as demandas que eles têm – como dificuldade de bombeamento ou utilização de equipamentos antigos, tecnologia diferente”, conta Diego Jardim.
A Sidrasul também aproveitou a participação na Exposibram para reforçar o trabalho de distribuição das telas fabricadas pela Polideck, com nova tecnologia para evitar gargalos na mineração e aumentar a vida útil dos equipamentos e, também, a superfície do peneiramento vibratório – que é o coração da classificação mineral.
Últimos Comentários