Um dos trabalhos apresentados durante o 15º Workshop Opex, realizado pela revista Minérios & Minerales neste mês, em Belo Horizonte, foi o “Redimensionamento do sistema de bombeamento da cava da Mina de Salobo”, de autoria do time da Vale Metais Básicos em Marabá (PA). Diogo Menezes, engenheiro de Minas e coordenador de confiabilidade operacional da companhia, detalhou como foi realizado.

“Realizamos um trabalho muito importante, com o o sistema de bombeamento – desaguamento – da cava, incluindo seu. repotenciamento. Diminuímos o tempo de mobilização do sistema e o tempo que demorava para fazer o desaguamento da cava. Isso trouxe um saving muito importante, que permitiu que a gente lavrasse a área mineralizada de alto teor e cumprir o plano de lavra que estava previsto”, salientou.

Diogo e o colega Felipe Azevedo, engenheiro sênior da Vale Metais Básico, detalharam como o trabalho foi realizado .“Tivemos alguns eventos que nos motivaram a investir no sistema, como repotenciar, colocar um mais moderno, com aplicação de uma tecnologia com inversor de frequência e partida remota. Isso trouxe um ganho expressivo, tanto em redução de pessoas em risco, como de redução no risco ergonômico e de esforço físico dos executantes das atividades. Além, também, de produtividade”, destacou. 

O coordenador de confiabilidade operacional da Vale Metais Básicos informou ainda, que a expectativa é ter uma operação remota no sistema de bombeamento com aplicação de tecnologias de fibra óptica. 

“Também temos outros trabalhos dentro da mina, visando aprimorar a operação de escavadeiras elétricas, aumento de produtividade, controle e monitoramento da operação, estudo de operadores, aplicação de simuladores para fazer treinamentos e outras melhorias na própria operação”, finalizou  Diogo Menezes.