O aporte beneficiará mais de 1300 pessoas em 2016

Os municípios de Niquelândia e Barro Alto, em Goiás, onde a Anglo American possui operações para beneficiamento de níquel, receberão investimentos da empresa para projetos sociais da região. O aporte beneficiará mais de 1.300 pessoas por meio dos programas Camerata de Violões, Bola na Rede – Golaço Social, Xuá de Três, Banda de Percussão Batuqueira, Sinfonia do Cerrado, Atletas do Futuro, Costura Solidária entre outros. Além da construção do Posto de Saúde Santo Antônio da Laguna, em Barro Alto.

“O investimento nesses projetos possibilitará maior contribuição para melhorar a qualidade de vida e geração de renda. Esse é o compromisso da Anglo American: trabalhar em parceria para fortalecer as comunidades onde operamos”, afirmou o Coordenador de Gestão Social de Níquel, Liomar da Silva Rocha Vidal.

A Anglo American aprovou a construção de posto de saúde em Santo Antônio da Laguna, em parceria com a prefeitura de Barro Alto, que beneficiará a população daquela região. Também foi firmada a parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras Rurais e Artesanais de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino – Amera por meio do projeto MAES – Modulos AgroEcológicos Sucessionais, que tem por objetivo a produção de produtos orgânicos e comercialização na região.

Já o projeto Costura Solidária atenderá inicialmente 30 costureiras da Associação de Mulheres de Barro Alto e região. A ação possibilita a inclusão social e geração de renda para essas mulheres. O objetivo é formar costureiras profissionais e tapeceiras artesanais de forma a dar subsídio técnico para a inserção no mercado de trabalho.

O investimento da companhia também contempla programas voltados para a prática esportiva. Um dos projetos selecionados, Bola na Rede – Golaço Social, desenvolvido pela Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto, oferece aulas de futsal e futebol de campo que buscam estimular o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes do município. Outro projeto voltado para o esporte, o Atletas do Futuro, é realizado em parceria com o SESI e SENAI de Niquelândia e incentiva práticas esportivas de crianças e adolescentes para o desenvolvimento das habilidades motoras, da aptidão física e da adoção de valores positivos do esporte.

Já o Xuá de Três, realizado pela Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas, tem como objetivo desenvolver atividades esportivas e inclusão social, por meio da prática de basquetebol em cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, nos municípios de Barro Alto, Goianésia e Niquelândia. O nome do programa, que existe há cinco anos, foi dado em referência ao arremesso mais desafiador em um jogo de basquete, que é a cesta de três pontos.

Além dessas ações direcionados para a prática esportiva, o investimento da Anglo American contempla projetos voltados para a música e cultura, como o Camerata de Violões de Barro Alto, conduzida pela Associação dos Amigos da Cultura; e Sinfonia do Cerrado, da Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia. Esses projetos atendem crianças e adolescentes e trabalham a aprendizagem musical como forma de reinserção familiar e social.

Também selecionado pela companhia, o projeto Banda de Percussão Batuqueira, oferece a oportunidade para os jovens de Barro Alto para aprender a tocar, dançar e encenar músicas de ritmo afro. Além das aulas de percussão, os alunos podem participar de diversas outras oficinas promovidas pela entidade em sua sede. O investimento total da Anglo American será na ordem de R$ 1,8 milhão e é realizado com base em leis de incentivo federais (FUMCAD, Rouanet e Esporte) e por recursos privados.

Fonte: Redação MM