Este ano a premiação foi festejada com mais ruído por causa da 26a edição anual do Prêmio de Excelência, promovido pela revista MINÉRIOS&MINERALES há duas décadas e meia. Os projetos eleitos pelo Juri Independente despontaram pela abordagem inovadora dos seus autores, alguns inclusive com viés “fora da caixa” quando a solução preconizada foge do tradicional.
No 2o dia do workshop, em 24 de maio passado, o público do auditório 2 na Fundação D. Cabrial, em Nova Lima, assistiu ao painel sobre “Novos Projetos e Investimentos na Mineração”, atualizando o status de importantes projetos que estão em curso em diversas regiões—cujas informações essenciais foram reproduzidas nesta edição da revista. O projeto Autazes da Potássio do Brasil, aliás, figura na capa.
Outro painel que encontrou o auditório 2 cheio foi das “Mulheres na Mineração”, que mostrou o trabalho consistente conduzido por diversas mineradoras para valorizar a colaboradora feminina- mas seus próprios representantes reconheceram que há um longo caminho a percorrer. Agradecemos a dedicação dos membros do Juri Independente – Prof. Rotênio Castelo Chaves Filho, que completou 10 anos neste trabalho, os engenheiros de minas José Roberto Leite Reis e Antônio Neves Santana, Rodrigo Cesar Franceschini, presidente da Câmara de Cimento e Mineração da Abimaq, e o consultor Adriano Espeschit.
O 15º WORKSHOP OPEX 2024 e o 27o Prêmio de Excelência já estão programados: segunda semana de Maio de 2024, na RM de Belo Horizonte, MG, com a inscrição dos projetos até 30 de Novembro deste ano.