As baterias de íons de lítio já caíram 73% no preço!

As baterias de íons de lítio já caíram 73% no preço!

O preço das baterias de íons de lítio continuam em queda, à medida que um aumento na produção nova de baterias sobrecarregou a demanda, coincidindo com uma desaceleração na adoção de veículos elétricos no mercado.

Os preços do lítio, por exemplo, caíram quase 90% desde o pico do final de 2022, levando ao fechamento de minas e afetando o preço das baterias de íons de lítio utilizadas nos veículos elétricos.

Este gráfico utiliza dados exclusivos da Benchmark Mineral Intelligence, parceira da Visual Capitalists, para mostrar o declínio dos preços das baterias de íons de lítio nos últimos 10 anos.

Mais de metade do preço da bateria provém do cátodo— Normalmente, um ânodo de grafite atrai íons de lítio e os retém durante a carga elétrica. Durante a descarga, o cátodo extrai os íons de lítio armazenados e canaliza-os para outro coletor de corrente. O circuito funciona eficazmente porque o ânodo e o cátodo não entram em contacto direto e estão suspensos num meio que facilita o fluxo de íons.

Atualmente, 54% do preço da célula da bateria elétrica provém do cátodo, 18% do ânodo e 28% de outros componentes. Uma bateria utiliza um número variável de células, de acordo com o fabricante.

Preços em declínio

O preço médio das células de bateria de íons de lítio caiu de 290 dólares por quilowatt-hora em 2014 para 103 dólares em 2023.

Nos próximos meses, espera-se que os preços caiam ainda mais devido ao excesso de oferta da China.

Apesar da queda dos preços, prevê-se que a demanda por  baterias aumente nove vezes até 2040, triplicando o investimento  de capital da indústria de baterias, passando de 567 milhões de dólares em 2030 para 1,6 bilhão de dólares em 2040.

Fonte – Visual Capitalists