A Sotreq, responsável pela fornecimento e serviços dos equipamentos da Samarco, faz quando possível a reforma dos pneus. Em média, os pneus dos caminhões e das carregadeiras rodam 13.000 e 9.000 horas, respectivamente.

Posteriomente, os componentes podem receber uma nova banda de rodagem, podendo rodar mais 2.000 horas. A empresa Tamura é a contratada da Sotreq para este trabalho.


Outra fornecedora de bandas pré-moldadas para a reforma de pneus de mineração é a Vipal. Recentemente, a empresa, com sede em Porto Alegre (RS), forneceu bandas de rodagem, da linha VRT2, para os veículos da Minete, empresa capixaba que atua em extração de mármore. A reforma, realizada pela empresa Vendap – reformadora da rede autorizada Vipal, proporcionou um aumento do rendimento e longevidade dos pneus.

A companhia disponibiliza a tecnologia camelback, borracha utilizada no processo de reforma pelo método “a quente”, que se caracteriza pela facilidade de aplicação na hora da reforma. “O CVBR (Camelback Vipal Baixa Rotação) foi desenvolvido com características para reposição da banda de rodagem em pneus que são submetidos a trabalhos de alta severidade. É bastante resistente à flexão, a cortes e a lacerações”, afirma Eduardo Sacco, gerente de Marketing da Vipal.

Já a norte-americana Titan, que adquiriu, em 2011, a fábrica da Goodyear em São Paulo (SP) e a marca Farm Tires, fornece para o setor mineral pneus radial OTR feito em carcaça de nylon. Desenvolvidos pela matriz, os componentes aumentam a resistência do costado e estabilidade, assim como reduzem o bojo lateral, a geração de calor e perdas por danos materiais. No País, a empresa fabrica pneus radiais para equipar máquinas de médio/grande porte, como a carreg
adeira da Caterpillar 972H.

“Através do levantamento das necessidades do cliente, definimos o melhor desenho do pneu a ser aplicado, levando em consideração todos os aspectos técnicos envolvidos na operação. Entendemos que a aproximação com a mineradora é de extrema importância para o aprimoramento da parceria e geração de resultados”, ressalta Vagner Fernandes, líder da área de OTR da Titan.