Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel inaugurou seu novo Centro de Triagem de Resíduos (CTR), na Mina Santa Rita, em Itagibá, Bahia. A obra teve investimento de R$ 3 milhões e tem como objetivo garantir que 100% dos resíduos produzidos dentro da mina, seja dos processos operacionais ou administrativos, recebam a destinação final adequada.

Toda triagem feita no antigo CTR será transferida para o novo empreendimento, que tem área de 1506 m². O imóvel foi revestido por um piso especial, com sete camadas de impermeabilização, que garante total proteção do solo, com uso de um material eficiente e seguro contra contaminações, priorizado por meio de um investimento de R$ 80 mil reais.

O novo Centro de Triagem de Resíduos também é equipado com sistema de tratamento de efluentes, que garante a destinação adequada dos resíduos oleosos ali produzidos. O projeto também conta com redução de consumo de energia elétrica, com a utilização de telhas translúcidas para melhor aproveitamento da iluminação solar.  

Os resíduos orgânicos provenientes da cozinha que abastece os refeitórios também têm como destino o CTR, onde funcionam os equipamentos chamados “composteiras”, que transformam sobras de alimentos em composto orgânico. Posteriormente, este composto, uma espécie de adubo natural, é utilizado em ações de preservação da biodiversidade e reflorestamento de Mata Atlântica no entorno da Mina Santa Rita. Em todo o ano de 2021, o projeto alcançou a produção de 4,7 toneladas de composto orgânico a partir dos restos alimentares gerados.  Na inauguração do novo CTR, o gerente de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Atlantic Nickel, Jorge Robbin, reiterou o compromisso da empresa com as premissas de responsabilidade ambiental.