Min. Usiminas prepara startup do desaguamento das lamas de Fe

Min. Usiminas prepara startup do desaguamento das lamas de Fe

A Mineração Usiminas vem investindo em novas tecnologias para garantir melhor destinação aos rejeitos provenientes do beneficiamento do minério de ferro. Uma das novidades da companhia nesse sentido é o projeto Decanter, cujas obras estão em estágio avançado de execução.

O investimento representará um grande avanço, a partir da construção de uma unidade para o desaguamento das lamas provenientes das Instalações de Tratamento de Minério (ITMs) Samambaia e Oeste. Hoje, com o fim do uso de barragens, esses materiais são dispostos em cavas e, na sequência, lavrados e transportados para a pilha de estéril. Mais eficiente, o novo método gerará também ganhos ambientais, inclusive, com índice maior de recuperação de água para reuso no processo produtivo.

Com o Decanter em funcionamento, as lamas geradas nas ITMs Samambaia e Oeste serão enviadas para um tanque de homogeneização, para processo com a finalidade de manter a densidade da polpa uniforme. Bombeadas para as centrífugas, passarão pelo processo de desidratação. Por fim, com umidade média em torno de 25%, irão para um pátio de empilhamento, por meio das correias transportadoras e depois, transportadas por caminhões para disposição na pilha de estéril. O startup da nova planta está previsto para janeiro de 2023.

 Conheça os principais números do Projeto Decanter da Mineração Usiminas: • Dez (10) centrifugas horizontais com capacidade unitária de 74m3/h atendidas por bombas de deslocamento positivo; • Volume de concreto armado: 1000 m3; • Estruturas de aço, caldeirarias, tubulações e equipamentos: 600 toneladas; • Mais de 350 pessoas envolvidas no projeto; • Engenharia detalhada desenvolvida em 7 meses; • Implantação das obras civis e eletromecânicas em 8 meses.