Referência em bombas centrífugas magnéticas, a Iwaki apresentou neste ano  sua linha inovadora com controladores e bombas dosadoras para o tratamento  de água nas mineradoras, com redução de 20% a 30% nos gastos com  químicos das mineradoras. A linha foi divulgada durante o Workshop Opex, promovido pela revista Minérios e Minerales, que aconteceu no Expominas, em  Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de junho. 

Segundo a Iwaki, as bombas dosadoras para aplicações em tratamento de  água na mineração oferecem eficiência em recuperação de água, com  monitoramento remoto. “Sempre apresentamos nossas bombas centrífugas  magnéticas, mas hoje mostramos essa linha que é tão importante quanto as  bombas. Para as mineradoras, os controles proporcionam menor consumo de químico e o controle efetivo da qualidade da água que eles estão tentando  recuperar para que não sejam descartadas. São totalmente configuráveis remotamente, alterando parâmetros e tendo acesso a relatórios”, explica o  gerente Nacional de Vendas da Iwaki, Rodrigo Losito.

O representante afirma ainda que todo o processo é automático e resulta em  economia de 20% a 30% em gastos químicos. “Essa é a função do controlador e das bombas dosadoras, para sempre atingir um nível de leitura que o cliente queira antes de descartar a água, então é um processo automático e que você depende menos de pessoas e de recursos químicos”, garante.