Foi realizada, no último dia 4, a assinatura de convênio para instalação de uma unidade do Cefet/MG em Itatiaiuçu, importante município minerador localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa vai ampliar as possibilidades de qualificação da população, com oferta de cursos que irão suprir as demandas de qualificação dos postos de trabalho disponíveis.

A cidade também lançou um programa, o Itatiaiuçu Conecta, que vai trabalhar na atração de novos negócios para a cidade a partir da cadeia de fornecedores da mineração, por meio de políticas públicas e ferramentas estratégicas para a atração de empresas.

“Queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida oferecida para nossa população, graças a riqueza que a mineração nos proporciona. Entretanto, precisamos estar preparados para quando a atividade minerária não mais ditar os rumos da nossa economia, e, sobretudo, amparados em fontes de receitas mais sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental”, destacou o prefeito Adelcio Rosa de Morais.

Itatiaiuçu cidade tem arrecadação tributária concentrada na mineração, a cidade ocupou a 11ª posição no Brasil em CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), em 2022, e figura entre os 15 municípios brasileiros responsáveis por mais de 73% de toda a arrecadação de royalties do país. Em agosto do ano passado, aderiu ao Programa de Desenvolvimento Econômico, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG)

Entre as iniciativas do Itatiaiuçu Conecta, destacam-se a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico, com aporte inicial de R$ 30 milhões, para financiamento e expansão de negócios e um Conselho de Desenvolvimento Econômico, que ficará responsável pela integração da gestão pública e por descentralizar a tomada de decisão por parte da administração pública.

Já está em operação na cidade, o licenciamento ambiental de empreendimentos municipalizado até a classe 4 e um Plano Diretor que passou por uma leitura técnica minuciosa e que vai oferecer a segurança que as empresas necessitam para se instalarem na cidade.