Com planos de se juntar aos demais fornecedores de insumos para a cadeia produtiva da atividade minerária já instalados na região, o Grupo Valence anuncia a inauguração, até 2023, de uma sede na cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Ao integrar o cluster da mineração, a chegada da Valence Máquinas deve gerar cerca de 70 empregos diretos no município, de acordo com cálculos da empresa.

“O potencial de crescimento de Nova Lima, a capacidade de mão de obra local, a confiança que temos na atual administração pública e, principalmente, a presença das mineradoras, que são clientes potenciais dos nossos produtos – máquinas de construção pesada e agrícolas – foram os fatores que influenciaram na nossa decisão”, destacou o diretor jurídico do Grupo Valence, Frederico Kalil, ao citar algumas das vantagens competitivas da cidade, decisivas para a instalação da empresa.

A cidade de Nova Lima tem diversas infraestruturas associadas à atividade minerária. Já a Valence Máquinas é o maior e mais antigo distribuidor, no Brasil, das máquinas e serviços da inglesa JCB, líder mundial de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos. Também fazem parte do Grupo Valence a concessionária Jeep Valence com as marcas Chrysler, Jeep, Dodge e Ram, além de uma loja de seminovos multimarcas.

Em maio deste ano, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima, Abner Henrique, visitou a sede do Grupo Valence, em Belo Horizonte, para apresentar os diferenciais competitivos do município, tais como localização geográfica privilegiada e as ferramentas de fomento como o Fundo de Desenvolvimento Econômico – abastecido com recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) -, entre outros.

O investimento anunciado pela Valence ocorre cinco meses após a assinatura de acordo entre a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com objetivo de incentivar a diversificação econômica das cidades que têm o setor como base de suas receitas.