Soluções voltadas para design, projetos e acompanhamento de obras são a aposta do Grupo Autodesk, apresentadas durante o Workshop Opex promovido pela revista Minérios e Minerales, que aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de junho. A ideia é promover soluções integradas em um único ambiente, com avanço tecnológico. 

“Chamamos de CDE – ambiente comum de dados. Assim ganhamos tempo  desde a fase de projeto, acompanhando todas as etapas de obra de projeto,  em que a gente consegue colocar várias equipes trabalhando simultaneamente  em modelos Bim e que isso, posteriormente, consegue integrar nas outras  plataformas seja de Inteligência Artificial trazendo ainda mais ganhos no dia a  dia de operação nas minas”, explica a Executiva de negócios do Grupo  Autodesk, Carolina Bicalho.

Durante a feira, a empresa apresentou ainda um sistema de scanner a laser,  conhecido no mercado de mineração, mas com diferencial de custo-benefício  menor e com o sistema de digitalização direto da plataforma. “A gente consegue acelerar a captura inicial que é feito nas mineradoras  através desse levantamento. Outro equipamento é uma câmera 360º que  captura o avanço de obra do empreendimento dia a dia, mapeando todas as  etapas”, finaliza a executiva.