Ano a ano, a busca por equidade de gênero nas empresas tem ganhado força e fica ainda mais evidente nesta semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Nas indústrias, esse movimento também deve se intensificar. É o que mostra pesquisa realizada pela multinacional italiana de recursos humanos Gi Group, segundo a qual 58% das firmas desse setor devem aumentar a contratação de mulheres no Brasil nos próximos cinco anos. Esse foi o maior índice entre os seis países pesquisados (China, Alemanha, Itália, Polônia, Brasil e Reino Unido).
Na Aperam South America, esse é um movimento que já existe há alguns anos e será intensificado. Desde 2021, quando lançou seu Programa de Inclusão com Diversidade, a empresa não só tem aumentado a contratação de mulheres como tem buscado impulsionar a presença delas em cargos de liderança e com isso fortalecer a equidade de gênero em posições tradicionalmente só ocupadas por homens.
“Ao longo desses anos na Aperam BioEnergia, fui estagiária, supervisora, coordenadora e, posteriormente, gerente executiva. Ser mulher, mãe, esposa, filha, dona de casa e executiva da Bio é uma jornada desafiadora e bela, que exemplifica a incrível força de nós mulheres, mostrando que podemos superar expectativas e conquistar o extraordinário”, afirma a gerente executiva de Logística e Processos Administrativos da BioEnergia, Rhayssa Lawanna Pinheiro Ferreira Caires.
A BioEnergia é a empresa do grupo Aperam no Brasil que produz energia renovável, no Vale do Jequitinhonha, para abastecer a usina siderúrgica de Timóteo, no Vale do Aço mineiro.
Segundo Rhayssa, a busca pela equidade de gênero é um compromisso global da empresa, isso tem se refletido em diversos programas e ações em todas as áreas. “O grupo tem buscado fomentar políticas internas factíveis para que a isonomia entre homens e mulheres seja uma realidade no médio prazo. Toda mudança cultural é um grande desafio e estamos prontos para essa jornada”, afirma a executiva.
Ela diz ainda que, durante sua trajetória de nove anos na BioEnergia, é gratificante ver a evolução dessa temática na empresa durante esses anos e poder fazer parte disso. “A BioEnergia tem mostrado sua força e inovação em cada detalhe, estamos expandindo, criando novos negócios e o céu é o limite”.
Últimos Comentários