Seguindo a tendência de equipamentos menos poluentes e a automatização na construção e mineração, a XCMG apresentou equipamentos movidos à bateria de lítio, escavadeiras com baixo consumo de energia e o caminhão rodoviário 100% elétrico – que está sendo lançado no mercado brasileiro. Outra notícia é que a companhia está estudando trazer da China a tecnologia para  controle remoto para que o operador possa comandar máquinas à distância.

As novidades foram contadas pelo vice-presidente da XCMG, e também responsável pela área comercial, Tian Dong, em entrevista à Revista O Empreiteiro.

“A XCMG entrou no mercado da mineração ano passado, e percebemos que, para as mineradoras, quando a máquina fica parada, eles perdem dinheiro e levam prejuízo. Por isso, levamos tempo para montar uma estrutura para fornecer às mineradoras uma solução adequada.  Além das máquinas tradicionais a diesel, estamos oferecendo o caminhão 100% elétrico para diminuir a emissão de CO2, uma tendência que todos estão buscando no momento” lembrou Tian.

O vice-presidente detalhou ainda que o caminhão rodoviário 100% elétrico , além de não gerar poluição, possui manutenção mais barata e consumo mais vantajoso do que o movido a diesel, justamente por utilizar energia elétrica. “Lançamos em abril deste ano e já vendemos para diversas frotas”, contou Tian Dong. 

Além dos caminhões elétricos, o vice-presidente destacou outros maquinários também elétricos como escavadeira, e que a marca deseja oferecer também uma forma de automatização na operação de máquinas.

“Estamos também trazendo da China uma tecnologia com uso de controle remoto nas máquinas, assim o operador fica distante, em total segurança. porque é um risco, destacou Dong.

Além dessas novidades, a XCMG Brasil lançou durante a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, a escavadeira XE80DA, ideal para operar em espaços suburbanos e pequenos, conferindo as funções de escavação, carregamento, nivelamento, valas, trituração, perfuração, fixação e cisalhamento e elevação. Seu peso operacional é de 7.730 kg, capacidade da caçamba de 0,35 m3, vazão máxima de 176 L/mim e motor de 4 cilindros (60HP).  

“Além de proporcionar conforto ao operador, devido à cabine panorâmica com amplo espaço interno, a XE80DA confere baixo consumo de energia, resposta rápida, controle preciso e pequeno impacto, mantendo forte força de escavação e eficiência operacional”, explicou Renato Torres, diretor comercial da XCMG Brasil.