Mais 177 empregados operacionais de Carajás ingressaram no grupo de profissionais com capacitação técnica atestada pelo Programa de Certificação Vale. Todos passaram na avaliação teórica e prática do programa e foram certificados durante solenidades realizadas no Cineteatro de Carajás. Entre os novos certificados estão operadores de britagem, filtragem, perfuratriz, peneiramento, de caminhão fora de estrada, escavadeira, carregadeira, trator de esteira, vulcanizadores, além de técnicos de processo, elétrica, mecânica de mina e sala de controle.

Carajás é pioneira na implantação do programa no Pará e, desde 2014, realiza a certificação do seu público técnico-operacional, com base no nível de conhecimento nas respectivas áreas de atuação. Dessa vez, o maior número de certificados foi de vulcanizadores: 78 profissionais, que não esconderam a satisfação com a conquista.

“Eu não tinha noção do que era o trabalho de um vulcanizador. Aprendi tudo aqui e o certificado agrega mais conhecimento”, comentou Bruno Alex Frazão Silva, 28 anos, desde 2010 na empresa.

Único a receber o certificado de Técnico Eletricista de Execução de Usina, Glaydson Duarte encarou as provas como uma oportunidade de reavaliar os conhecimentos. Feliz com o resultado, ele diz que “ficou mais motivado” com a valorização recebida. “Quero continuar participando de treinamentos internos e pretendo cursar Engenharia Elétrica”, adiantou.

As solenidades de certificação reuniram gestores, orientadores técnicos e familiares dos empregados. O gerente da Usina de Carajás, Herbert Viana, aproveitou o momento para reiterar o compromisso da Vale com a educação e o desenvolvimento dos empregados: “A empresa está do lado de cada empregado que deseja estudar e a certificação técnica é um ganho não só para a Vale e o empregado, mas para a sociedade, pois atesta que o profissional conhece e está apto a exercer a função”.

Como funciona o programa

Carajás implantou o programa em 2014, quando 11 empregados receberam a certificação. Entre eles, está Luiz André Cavalcante de Lima, que obteve o certificado de Técnico de Controle de Processos de Usina e foi o primeiro contemplado pelo Programa de Certificação Vale no estado do Pará. Com as novas turmas deste mês, a unidade já possui 188 empregados certificados.

Para receber a certificação, o empregado passa por uma prova de avaliação inicial, que inclui questões específicas da área, mais português, matemática, saúde e segurança e meio ambiente. Quem obtém 70% de aproveitamento é encaminhado para a avaliação técnica (teoria e prática) e deve obter pelo menos 80% de aproveitamento. Quem não consegue atingir o mínimo para aprovação, em qualquer uma das avaliações, é encaminhado para treinamento.

Fonte: Redação MM