Com os avanços tecnológicos, é sabido que a Indústria 4.0 vem promovendo uma revolução que eleva a competitividade e sustentabilidade das empresas, adaptando-as aos desafios do mercado global. O mesmo vem acontecendo na mineração. Soluções de alta tecnologia voltadas para a otimização de processos e segurança nas operações são as características dos novos produtos da Iwaki Brasil. A empresa apresentou uma linha completa de bombas pneumáticas, centrífugas magnéticas e equipamentos para o tratamento de água, com o objetivo de atender às demandas cada vez mais exigentes do mercado da mineração.

As bombas centrífugas magnéticas da Iwaki chamaram a atenção durante a EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, realizado em Belo Horizonte. “Nossas bombas são as únicas no mundo capazes de operar a seco por até uma hora, dependendo do sistema de vedação utilizado”, afirmou Rodrigo Losito, gerente comercial de vendas nacional da Iwaki Brasil, que complementou: “Elas são sem selo mecânico e garantem que o produto químico permaneça hermeticamente fechado dentro do equipamento, eliminando vazamentos, prevenindo acidentes de trabalho e danos ambientais.”

Segundo Losito, essas soluções oferecem não apenas segurança, mas também eficiência operacional e redução de custos. O design sem vazamentos das bombas centrífugas magnéticas, por exemplo, contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e redução de perdas. “Estamos no mercado há mais de 20 anos, e temos bombas que operam há mais de 16 anos sem manutenção ou necessidade de reparos”, destacou Losito.

Além das bombas, a Iwaki também trouxe para a Exposibram suas soluções para o tratamento de água e rejeitos, com controladores e sensores inteligentes. “Nossos controladores atendem às demandas da Indústria 4.0, permitindo acesso remoto, envio de relatórios e alarmes automáticos, o que garante mais confiabilidade e monitoramento online para ações corretivas rápidas”, explicou o executivo.