A BHP está em negociações com o governo provincial  de Saskatchewan sobre possíveis incentivos fiscais para construir a  gigantesca mina de potássio Jansen, disseram fontes familiarizadas com as negociações.

A BHP da Austrália já investiu US $ 4 bilhões na construção de shaft da mina no local, 140 km a leste de Saskatoon, e até US $ 5,7 bilhões são necessários para colocar a Jansen em produção. Espera-se que a empresa tome a decisão a curto prazo.

O jornal The Globe and Mail e a agencia Bloomberg relataram em maio que a BHP estava negociando com a Nutrien Ltd, sediada em , em possível joint venture para Jansen. Mas a mineradora sediada em Melbourne agora enfrenta a perspectiva de seguir sozinha, já que as negociações não tiveram sucesso.

Embora Saskatchewan tenha algumas das mais ricas reservas de potássio do mundo, também é uma jurisdição de alto custo em comparação com a Rússia e a Bielo-Rússia, os outros líderes de mercado.

Os produtores canadenses de potássio enfrentam elevados custos regulatórios, pagam um imposto federal sobre o carbono ao qual seus concorrentes não estão sujeitos e, devido às grandes distâncias para transportar o produto até os portos do Canadá, enfrentam custos de transporte maiores .

A carga tributária provincial sobre os produtores de potássio também aumentou com o tempo. Além disso, cerca de dois anos atrás, Saskatchewan introduziu um imposto provincial sobre vendas (PST) sobre novas construções que adiciona outros 6% aos custos de construção da BHP para Jansen.

Pamela Schwann, presidente da Saskatchewan Mining Association, quer ver o governo provincial aliviar a carga tributária para todos os produtores de potássio. “Estamos vendo os custos crescentes, como o novo PST na construção ou o aumento da tributação do potássio, [são] um verdadeiro desincentivo a novos investimentos.

Se Jansen seguir em frente, isso marcará finalmente a entrada da BHP no mercado de potássio em um momento em que o setor dá sinais de vida após quase uma década de estagnação. Em 2010, quando o preço do potássio estava perto de um recorde de US $ 700 a tonelada, a BHP tentou comprar a Potash Corp. , empresa antecessora da Nutrien, por US $ 38,6 bilhões.

Mas o acordo foi rejeitado pelo governo federal. Potash Corp . subsequentemente fundiu-se com Agrium Inc . para formar a Nutrien, um negócio que combinou a maior mineradora de fertilizantes do país com o maior player na distribuição de varejo.

Os analistas esperam que o projeto seja aprovado, especialmente porque a BHP já investiu muito capital no projeto.  Depois de cair drasticamente no início da pandemia COVID-19, o preço do potássio subiu este ano, à medida que as economias globais se recuperavam.  Jansen adicionaria cerca de quatro milhões de toneladas de potássio ao mercado global de 75 milhões de toneladas por ano, com uma data de início projetada para 2027. Jansen veria a criação de mais de 1.000 empregos na fase de construção e a própria mina empregaria centenas de pessoas quando começar a operar.  O potássio é o terceiro ingrediente fertilizante mais usado no mundo, depois do nitrogênio e do fósforo.