A Vale anunciou nesta quinta-feira (28) que a barragem Peneirinha, localizada na mina Horizontes, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG), teve o nível de emergência retirado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Desde 2022, é a 12ª barragem da empresa a deixar o nível de emergência – a mineradora ainda tem outras 19 com algum nível de emergência, sendo que, dessas, todas as que recebiam rejeitos estão inativas, conforme a companhia. 

A expectativa da Vale para 2025, conforme apresentação a investidores realizada em dezembro, é reduzir o número de estruturas nessa situação a nove, nenhuma em nível 3, o mais agudo. A estrutura obteve a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva na última semana, atestando a segurança.

A empresa informou, também, que as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. E que todas são monitoradas permanentemente e recebem ações contínuas para aprimorar a segurança.

Sobre Peneirinha

A barragem Peneirinha contém em torno de 1 milhão m³ de rejeitos e foi construída pelo método de alteamento por linha de centro. Ela está inativa desde 1986 e não recebe mais rejeitos. A estrutura passou por investigações geotécnicas e ensaios de laboratório, que confirmaram as condições de segurança e estabilidade do barramento, viabilizando a retirada de nível de emergência e a obtenção da DCE.

As ações foram devidamente comunicadas aos órgãos competentes, conforme as diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas e nas legislações vigentes.

A Vale informa que as principais barragens são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.

FOTO:
Barragem Peneirinha, em Nova Lima (MG), é a 12ª estrutura da Vale a deixar o nível de emergência desde 2022. crédito: Divulgação/Vale