A americana Austin Powder, maior fabricante de explosivos industriais do mundo, selou sua entrada no mercado brasileiro após adquirir o controle da mineira Nitrosul Explosivos, localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais. 

Em comunicado, a Nitrosul – um dos líderes desse setor no Brasil e dona de um faturamento anual de R$ 80 milhões – informou que a família fundadora da companhia manteve uma participação minoritária e seguirá na liderança da operação.

Leonardo Lana será o diretor geral da Austin Powder no Brasil, e Bruno Santos assumirá a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios no país. Executivos da Nitrosul participarão ativamente do planejamento estratégico futuro da empresa. 

“Com satisfação comunicamos que a Austin Powder adquiriu participação majoritária da Nitrosul Explosivos, por isso agora nos unimos a este importante grupo global para continuar crescendo e consolidando nossa posição no mercado brasileiro, um dos mais poderosos e desenvolvidos da região”, informou a empresa mineira, no comunicado. 

O valor da transação não foi revelado.

Fundada em 1833, a Austin Powder fornece serviços técnicos e de detonação para pedreiras, mineração de superfície e subterrânea, petróleo e gás, sísmica e mercados de construção nas Américas, na Europa, Ásia e África. É uma empresa de capital fechado e por isso não divulga balanços financeiros.