Única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, a Atlantic Nickel tem projeção de dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea previsto para 2028. Com isso, vai elevar a vida útil da mina para 34 anos (sete anos de mina a céu aberto + 27 anos de mina subterrânea). Cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.

A empresa inaugurou um centro de triagem de resíduos, dotado de piso especial com sete camadas de impermeabilização, dando total proteção do solo. Também é equipado com sistema de tratamento de efluentes, que dá destinação adequada aos resíduos oleosos ali gerados. O projeto também conta com redução de consumo de energia elétrica, com a utilização de telhas translúcidas para melhor aproveitamento da luz solar.

A Atlantic Nickel também comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26 km de distância, no mesmo cinturão geológico onde já funciona a Mina Santa Rita.