Abertas à participação popular, as ações serão executadas entre o fim de 2022 e ao longo de 2023, visando beneficiar cerca de 1.500 pessoas

A Anglo American finalizou a seleção dos novos projetos aprovados via Edital Social. Na região do Minas-Rio, foram selecionadas 14 iniciativas que receberão, ao todo, investimentos da ordem de R$ 400 mil. Entre 2018 e 2022, a empresa já investiu cerca de R$ 1,1 milhão em Editais de Projetos Sociais direcionados aos municípios que acolhem o empreendimento de minério de ferro. 

Com o novo apoio, serão realizadas, nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro, atividades voltadas para áreas como educação, meio ambiente, saúde e bem-estar e desenvolvimento da comunidade. Abertas à participação popular, as ações serão executadas entre o fim deste ano e ao longo de 2023, visando beneficiar cerca de 1.500 pessoas. 

“Temos o compromisso de contribuir para a transformação social, fomentando o desenvolvimento das pessoas e dos territórios onde atuamos. Os Editais de Projetos Sociais representam uma excelente ferramenta para essa mudança, já que os projetos apoiados são elaborados, propostos e executados por representantes da própria comunidade, atendendo as suas prioridades, respeitando as suas vocações e fortalecendo o seu protagonismo”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American. Ainda segundo ele, esses investimentos reforçam o propósito da empresa de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e as metas e objetivos do Plano de Mineração Sustentável da companhia. 

Os representantes dos projetos aprovados participarão de um segundo módulo de capacitação junto à Prosas, empresa parceira da Anglo American. Em breve, as instituições selecionadas receberão o cronograma e o link de acesso à capacitação. 

Conheça os projetos aprovados em Minas Gerais: 

Alvorada de Minas 

– Projeto Sesi Ginástica Ativa: Visa a melhoria na qualidade de vida de idosos com a realização de sessões de ginástica funcional. Tem como objetivos preparar as pessoas da terceira idade para as atividades do dia a dia, auxiliar na prevenção contra lesões; minimizar o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes; resgatar a capacidade funcional de cada indivíduo; aumentar a autoestima; e propiciar o convívio social e em grupo de forma segura, seguindo protocolos de saúde e segurança. 

Conceição do Mato Dentro 

– Projeto Gincana Escolar “É lixo ou Resíduo”: Promover o conhecimento a respeito da coleta seletiva no município e a socialização dos saberes de forma lúdica, contemplando a integração da comunidade escolar. 

– Projeto Quintais Sustentáveis em Território Quilombola: Promover e fomentar a segurança alimentar e nutricional de famílias quilombolas nas comunidades de Buraco, Três Barras e Cubas, capacitando estas famílias na produção de alimentos com base agroecológica em seus quintais com apoio de tecnologias sustentáveis (sociais e ambientais). 

– Projeto Escola Sustentável gerando comunidade sustentável: Promover o envolvimento da comunidade com a escola e sensibilização para as questões ambientais, estimulando os educandos da Escola Municipal Amador Aguiar a exercerem práticas sobre a realidade, tornando-os capazes de recriar a realidade ambiental de suas comunidades. Isso se inicia pela transformação da estrutura física da escola, para que esta se torne um modelo para a comunidade, utilizando, para isso, os conhecimentos e tecnologias ecossociais da Permacultura. 

– Projeto Mulheres Empreendedoras – II: Apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, no município de Conceição do Mato Dentro, por meio de capacitações para viabilizar uma fonte de renda complementar para suas famílias e o melhor aproveitamento de alimentos. 

– Projeto Vida Nova CMD: Ofertar o serviço de acolhimento social especializado, em regime residencial, para atendimento de homens/adultos com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, de caráter protetivo, transitório, visando a uma melhora significativa na sua qualidade de vida. 

– Capacitação Profissional para o distrito do Tabuleiro: Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do distrito do Tabuleiro a partir de cursos de profissionalização e capacitação para adolescentes, jovens e adultos. Possibilitar a ampliação dos participantes para que obtenham capacidades e oportunidades futuras. 

Congonhas do Norte 

– Projeto Florescer: fortalecimento da autonomia das mulheres da comunidade de Extrema: Fomentar a geração de renda das mulheres que integram o coletivo existente na comunidade rural de Extrema, em Congonhas do Norte, propiciando melhoria na qualidade de vida para a população. 

– Projeto Diálogos entre educação e permacultura: formando cidadãos para a sustentabilidade: Desenvolver atividades educacionais que promovam uma educação ambiental crítica para os alunos, por meio de situações de estudo das ecotecnologias sociais da Permacultura.  

– Projeto Missão Transformar: Desenvolvimento pessoal e profissional para ajudar jovens a despertarem, conhecerem e definirem uma direção profissional. 

Dom Joaquim 

– Projeto Bonecas de Pano Artesanais:  Desenvolvimento e ampliação de renda e a autoestima das mulheres da comunidade de São José da Ilha, em Dom Joaquim, por meio do aprimoramento e do conhecimento em artesanato com bonecas e personagens de pano. 

Serro 

– Projeto Tanques de Evapotranspiração: aprendizado e geração de renda nas comunidades quilombolas do Serro: Proporcionar melhoria na qualidade de vida e no ambiente das comunidades quilombolas e rurais do município de Serro. 

 – Projeto Centro de Treinamento Digital Boa Vista de Lages: Inclusão digital para melhorar a produtividade dos produtores rurais e oferecer perspectivas para crianças, jovens e adultos locais. 

– Projeto Oficinas Itinerantes: Aprendizado e Geração de Renda em comunidades quilombolas do município do Serro: Contribuir para a inclusão social e econômica de populações quilombolas do município de Serro, por meio da capacitação em ofícios que promovam a geração de trabalho e renda entre jovens e mulheres. 

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.  

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.  

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.