A Anglo American destinou recursos da ordem de R$ 20 milhões para combate e prevenção do novo coronavírus nos municípios em que está presente nos estados de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os investimentos são destinados a ações diversas como incentivo a pesquisas, aquisição e doação de equipamentos médicos e de proteção individual, apoio às comunidades e fornecedores, além de adequações internas e incentivo ao engajamento dos empregados em doações voluntárias.

A companhia vem agindo próxima às comunidades dos municípios onde atua e em parceria com os poderes públicos locais, mapeando as necessidades de cada município. Dentre as primeiras ações de prevenção e resposta, a Anglo American está doando equipamentos e materiais de saúde para municípios da sua área de atuação, incluindo Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro, Santo Antônio do Grama e Tombos, em Minas Gerais, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, além de Barro Alto  e Niquelândia, em Goiás.

Dentre as doações, estão 16 aparelhos respiradores, testes para detecção do Covid-19, bem como desfibriladores, aventais descartáveis, álcool em gel e máscaras.

A Anglo American doou ainda R$ 500 mil para a Fiocruz, para apoiar programas de pesquisa, capacitação e produção de kits para diagnóstico.

A mineradora também está doando mantas térmicas para os profissionais que atuam na logística da empresa.

A empresa contratou os serviços de cerca de 90 costureiras das comunidades onde atua, para a produção de 40 mil máscaras de proteção. Dessa forma, a companhia contribui para a geração de renda local ao mesmo tempo que investe na prevenção da covid-19.