A Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, apresenta ao mercado brasileiro o Endur, um aço de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com um ganho de vida útil até três vezes maior do que as gerações anteriores de aço inox. A novidade foi desenvolvida e produzida dentro da empresa brasileira e eleva o nome da Aperam no mercado nacional e global.

A Aperam segue apostando em pesquisa e desenvolvimento para impulsionar o crescimento de seu negócio. Para a criação do Endur, foram cerca de três anos de estudos sobre as novas tecnologias. A novidade chega ao mercado neste mês, com uma produção inicial de 50 t/mês, concentrada na usina de Timóteo (MG).

A solução traz seu principal atributo, a resistência, no nome (Endur vem do inglês endurance que quer dizer resistência). É uma liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, e possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, além de evitar o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços comuns. O emprego desse material traz diversos benefícios para o mercado, principalmente relacionado ao aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de custos, de tempo de manutenção e de preservação da espessura.

De acordo com o presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, o Endur pode ser aplicado em diversos setores, como construção civil, mineração, automóveis, açúcar e álcool e agronegócio.

“Na mineração, por exemplo, pode ser utilizado em vagões de trem, equipamentos para beneficiamento e transporte, sistema de escoamento de lavagem de minério de ferro, peneiras e outros. A tecnologia oferecida pelo Endur agrega vantagens competitivas importantes aos equipamentos, como a melhora da produtividade, eficiência e segurança da matéria-prima”, enfatiza.

Por ser extremamente resistente à corrosão e pela alta resistência mecânica, o aço especial também é uma solução ideal para canteiros de obras e ambientes úmidos, onde há contato frequente com água e materiais altamente abrasivos, como cimento, areia, brita, ti jolo, entre outros. Pode ser utilizado em basculantes, linha amarela (escavadeira, carregadeira, retro-escavadeira, compressor, grua, guindaste), chapas expandidas e perfuradas, equipamento para beneficiamento e transporte, roadbuilding (construção de estradas), betoneiras manuais e caminhão betoneira.

[themoneytizer id=”24055-2″]