Bosch apresenta soluções para mineração

A Bosch tem trabalhado para aumentar sua atuação fora do setor automobilístico. Um dos focos é a ampliar a atuação na área de mineração. A empresa trabalha com algumas soluções que, segundo o engenheiro responsável pelo desenvolvimento de novos negócios em mineração da Bosch Brasil, Alberto Abdul são relevantes hoje na mina e na planta. “Os produtos vão de encontro com os principais pontos a serem superados, como segurança no trabalho, aumento da produtividade, economia operacional, automação, eficiência energética e redução das emissões”, afirma.

A primeira delas é a válvula guilhotinada, equipamento para isolamento de silos e chutes minerais, com atuação de um ou dois obturadores acionados por um sistema hidráulico inteligente, que garante a interrupção do fluxo de minério em qualquer situação de operação (em fluxo e entupido). Esta tecnologia controla o fluxo de minerais e elimina intervenção humana em locais de elevado risco aos operadores. O sistema hidráulico foi desenvolvido em parceria com uma start up, a Blue Ocean Engineer.

A outra solução é a Start Stop Retrofit. O sistema tem a capacidade de desligar automaticamente o motor durante o período de espera em que não há movimento do veículo, fazendo a partida do motor somente quando necessário.

De acordo com Abdul, a tecnologia gera economia de combustível em até 30% do tempo operacional total, de acordo com as condições de trabalho.

O sistema pode chegar ao mercado em meados do ano que vem ao Brasil. Um protótipo está em desenvolvimento em uma planta mineradora da Anglo American, embarcado em um caminhão Komatsu.

Já o sistema de segurança da Bosch é um conjunto de comunicação e de vigilância de barragens, com monitoramento por vídeos e sirene de emergência. “Trata-se de um sistema de alerta e segurança em caso de algum evento ocorrer”, explica o engenheiro da empresa.

Por fim, a empresa apresenta sistema de acionamento da Bosch Rexroth. A solução integra motor hidráulico, unidade de acionamento e sistema de controle e monitoramento. O diferencial é o motor robusto, capaz de operar em qualquer situação de planta e mina, em geral em condições críticas.