Relatório aponta tendências que devem impactar na mineração

O 9º Relatório Anual de Mineração “Tracking the Trends”, produzido pela Deloite Global, aponta as tendências que devem impactar a partir deste ano nas empresas de mineração. Entre elas, especificamente à mineração brasileira, estão em lidar com a volatilidade dos preços internacionais, com a ameaça da variação cambial e com os desafios da segurança ambiental, e destravar a aprovação do marco regulatório do setor.

“Os desafios da mineração no Brasil são similares aos das empresas globais. Mas empresas brasileiras devem estar especialmente atentas à volatilidade dos preços internacionais das commodities, à variação cambial – que pode afetar significativamente a rentabilidade do setor – e à segurança ambiental. Outro fator muito importante, e que precisa ser resolvido, é o marco regulatório do segmento de mineração, que há anos está em discussão no Congresso Nacional. A aprovação dessa legislação é essencial para estimular a atração de investimentos internacionais. Também as pequenas e médias mineradoras esperam ansiosamente a nova regulação do setor”, afirma Eduardo Raffaini, sócio-líder do setor de Mineração da Deloite Brasil.

“As mineradoras que estiverem dispostas a se envolver em mudanças substantivas, repensando suas estratégias e abraçando a disrupção tecnológica para ajudar a destravar a produtividade e melhorar a sustentabilidade, provavelmente estarão melhor posicionadas para alcançar o sucesso”, afirma Philip Hopwood, líder globaL do setor de Mineração da Deloitee.

Fonte: Redação MM