Um dos altos executivos da Anglo American no Peru, Luis Marchese Montenegro, disse em evento recente realizado naquele país que a empresa “crê no crescimento do mercado de cobre e Quellaveco é um dos projetos mais atrativos da companhia”. Porém, ele explicou que a sua viabilidade depende das condições econômicas locais e globais, principalmente relacionado ao preço do metal.
O megaprojeto de cobre de Quellaveco está localizado em Moquegua, região sul do Peru, e prevê investimentos totais de US$ 5 bilhões. De acordo com a Carta de Projetos Minerais do Ministério de Energia e Minas, ele deve começar a operar em janeiro de 2019, com uma capacidade de produção inicial de 225 mil t/ano.
O projeto já está em obras há quase uma década. Em janeiro de 2011, foi concluída a construção de um túnel de 8 km. Prosseguem desde então trabalhos de acesso à mina. De forma paralela, a Anglo American está implementando um programa de contrapartidas junto às comunidades da zona de influência, que é parte dos compromissos estabelecidos em 2012 pela empresa com o governo.
Fonte: Redação MM