Anglo American promove ações em benefício de seus empregados

A Anglo American investe em uma série de atividades, programas e ações que auxiliam os empregados em sua rotina diária.
 
Nas operações de nióbio e fosfatos, localizadas em Catalão e Ouvidor (GO), a empresa desenvolve uma política interna sobre álcool e drogas, para evitar que o uso abusivo dessas substâncias, gere riscos aos empregados em suas atividades diárias. A Anglo American adota a prática de avaliação toxicológica por meio de exames de testagem.
 
Com as análises, realizadas em empregados e contratados por meio de exames de urina ou através da técnica de ar expirado, é possível identificar o uso de drogas ou álcool no organismo. Os testes são realizados por sorteios aleatórios e já ocorrem há mais de 10 anos nas operações da Anglo American em Goiás. A testagem contempla todas as funções, desde empregados que executam atividades em altura, motoristas que realizam o transporte de pessoas, coordenadores, gerentes e diretores.
 
“Nosso principal valor é a segurança e, com essa medida, identificamos casos em que os empregados não estejam aptos a trabalhar em ambiente industrial, contribuindo assim na redução de riscos associados à segurança”, explicou o gerente de Recursos Humanos dos negócios Nióbio e Fosfatos, Elias Silva. Se o teste der positivo para álcool, o empregado é encaminhado para casa e, em caso de reincidência, direcionado para aconselhamento. Para as testagem de droga, os casos positivos recebem aconselhamento assim que os resultados são recebidos. Toda comunicação é tratada confidencialmente entre médico e empregado.
 
Além da preocupação com a segurança dos empregados, a companhia desenvolve diversas ações voltadas para a qualidade de vida. Dentre elas, a empresa destaca o monitoramento de hipertensos e diabéticos, que tem o objetivo de informar e conscientizar sobre o combate, a prevenção e o tratamento dessas doenças. São realizadas palestras sobre o controle e ainda testes de glicemia capilar.
 
A Anglo American também orienta os empregados a superarem dificuldades pessoais e também a planejarem a carreira. Desde setembro do ano passado, as operações de nióbio e fosfatos contam com o “OrientaRH”, serviço de assistência psicológica, orientação jurídica, consultoria financeira e serviço social aos empregados e seus familiares.
 
“Em 2015, minhas filhas se envolveram em um acidente de trânsito e tive muitas dúvidas jurídicas sobre o caso, além de ficar abalado psicologicamente. Procurei o ‘OrientaRH’ e consegui todo o suporte para enfrentar este problema na família.”, exemplificou o supervisor de produção do negócio Nióbio, Márcio Ribeiro de Paiva. Os atendimentos são feitos por telefone, ou caso necessário, presencial. Todos os assuntos tratados são confidenciais e não são compartilhados com a empresa.
 
Já o programa “Saber Viver” prepara os empregados para a transição entre a rotina do trabalho diário e a aposentadoria. A ação é voltada para pessoas com 55 anos ou mais e também para os que já são aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
 
“Trabalho há quase 35 anos na Anglo American e, por meio do programa, já tracei metas e objetivos para quando aposentar. O aprendizado sobre educação financeira foi fundamental, hoje consigo me organizar e planejar minha vida.”, explicou o analista de meio ambiente de Fosfatos, José Moreira da Costa. O programa em Catalão contou com um curso de 32 horas, divididas em quatro encontros que englobaram temas, como: saúde, bem-estar, finanças, legislação, opções pós-carreira e aspectos psicológicos que envolvem a fase de aposentadoria.
 

Fonte: Redação MM