Se você não pode cultivá-lo, você deve minerá-lo” é um ditado conhecido que resume a importância dos minerais e metais no mundo moderno. De cada prédio em que entramos a cada dispositivo que usamos, praticamente tudo ao nosso redor contém uma certa quantidade de diversos metais. A publicação Visual Capitalist Elements veiculou esses números, em primeira mão, que foram reproduzidos pelo website mining.com

O infográfico visualiza todos os 2,8 bilhões de toneladas de minerais e metais extraídos em 2021 e destaca o maior uso final de cada um, usando dados da agência United States Geological Survey ( USGS ). O minério de ferro respondeu por 93% dos minerais e metais extraídos em 2021, com 2,6 bilhões de toneladas. É importante observar que esta é a produção de minério, que normalmente é maior do que a produção de metal, pois os metais são produtos finais resultantes do processamento dos minérios.

Com 98% dele convertido em ferro-gusa para fazer aço, o minério de ferro é onipresente em nosso cotidiano. O aço feito de minério de ferro é usado na construção, transporte e eletrodomésticos e é provável que você encontre algo feito dele todos os dias, em todos os

lugares que frequenta, seja em casa, no trabalho ou lazer. Devido ao seu papel fundamental na construção de infraestrutura, o minério de ferro é um dos materiais mais importantes para expandir a urbanização e o crescimento econômico. Mas e se as minas de ferro pararem de produzir? A solução será reciclar o ferro e o aço, algo que as siderúrgicas mais modernas já vêm fazendo. Os minerais e metais industriais são amplamente utilizados na fabricação de aço, construção, fabricação de produtos químicos e como agentes ligantes. Em 2021, o mundo extraiu cerca de 177 milhões de toneladas desses minerais e metais.

O alumínio representou quase 40% da produção de minerais e metais industriais em 2021. A China foi de longe o maior produtor de alumínio, respondendo por mais da metade da produção global. A indústria da construção usa cerca de 25% do alumínio produzido anualmente, com 23% indo para equipamentos e sistemas de transportes.

O cromo é um metal com um papel fundamental na fabricação de aço inoxidável. Na verdade, o aço inoxidável é geralmente composto de 10% a 30% de cromo, aumentando sua força e resistência à corrosão. O aço inox não enferruja. Cobre, manganês e zinco completam os cinco principais minerais e metais industriais extraídos em 2021, cada um com suas próprias propriedades e funções únicas na economia. O cobre domina na fabricação de fios condutores de energia — mesmo com o advento da fibra ótica, que chegou a ser visto como concorrente que acabaria com o uso do metal vermelho — o que não aconteceu. Manganês é usado para dar propriedades especiais ao aço. Zinco é um metal empregado na produção de ligas metálicas, como latão, bronze, material para soldas, além de baterias, pilhas e até telhas para cobertura de casas. Os metais tecnológicos incluem aqueles comumente usados em dispositivos eletrônicos, computadores e telefone celular. Em comparação com os metais industriais, eles geralmente são extraídos em menor escala, mas podem ter um crescimento de consumo mais rápido à medida que o público adote novas tecnologias digitais.