Trabalhadores da Mineração Rio do Norte (MRN), empresa que opera mina de bauxita no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Pará, criaram um dispositivo conectado à pia para que tanto a torneira quanto o recipiente de sabão sejam acionados pelos pés. Com isso, evitam o toque direto das mãos nesses equipamentos e reforçam a segurança e saúde no ambiente de trabalho.
A ideia surgiu entre os empregados da Usina de Geração e Distribuição de Energia, que durante reuniões pensaram de que forma poderiam contribuir com a MRN nas ações de prevenção à covid-19. Pesquisaram na internet alguns dispositivos já existentes e decidiram adaptá-lo. E tudo isso com baixíssimo custo, pois reaproveitaram os materiais disponíveis na área, como a pia já instalada, reservatório de sabão, grampos de telha galvanizada e tubulações. As únicas aquisições foram a torneira e as conexões das tubulações.
“A iniciativa de se fazer o melhor foi muito notório, pois tivemos 100% de mão de obra da equipe local. Em termos de visual e de praticidade, conseguimos um excelente resultado. Uma tecnologia totalmente sustentável e essencial para esse momento que vivemos, pois estimula, cada vez mais, a assepsia das mãos que combate o coronavírus e uma série de outras doenças”, explica Carlos Leite, gerente técnico da seção da Usina de Geração e Distribuição de Energia da MRN.
Foram dois dias e 16 horas de trabalho para desenvolver a engenhoca, que está localizada logo na entrada da área, permitindo que os empregados façam a higienização ao iniciar e finalizar o expediente.