Seminário sobre passivos ambientais e áreas contaminadas contará com especialistas mundiais

O Centro de Convenções Senac em Santo Amaro, São Paulo, sediará nos dias 27 e 28 de outubro o VI Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas, que tem como objetivo discutir tecnologias, conceitos de remediação e gerenciamento de passivos ambientais e revitalização de áreas contaminadas. O evento contará com a presença de especialistas da Austrália, Canadá, Alemanha e Estados Unidos e terá mais de 20 palestras de grandes empresas e das principais consultorias do Brasil, apresentando estudos de casos e novas tecnologias.

A realização do evento é resultado da parceria entre o Instituto Ekos Brasil e a GTZ, Agência Alemã de Cooperação Técnica, e nesta sexta edição será dada especial atenção à troca de experiências entre agentes públicos e privados, brasileiros e estrangeiros, para fomentar as principais discussões sobre os temas propostos. Estão confirmados trabalhos de organizações como a Shell Global Solutions, Geoklock, Arcadis, Newfields, Universidade de Queen’s, Arcadis USA, Cetesb, ERM, Secretaria de Meio Ambiente de Hamburgo (Alemanha).

Dentre os tópicos a serem debatidos destacam-se: revitalização de áreas degradadas por contaminação (Brownfields); tecnologias de remediação, incluindo Air Sparging e Bioventing, Pump and Treat e MPE, processos aeróbios/anaeróbios para a degradação de contaminantes orgânicos, atenuação natural, fitorremediação, imobilização de metais, para remediação de solos e águas subterrâneas, envolvendo hidrocarbonetos de petróleo (LNAPL), organoclorados (DNAPL), PCB’s, dioxinas, pesticidas, metais pesados e outros; gerenciamento de dados e monitoramento; aspectos legais e jurídicos; estudos de caso nacionais e internacionais.

O Centro de Convenções SENAC está localizado na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, em Santo Amaro, São Paulo. Mais informações no site do Instituto Ekos, www.ekosbrasil.org, ou pelo e-mail marina.cereja@ekosbrasil.org.
Fonte: Padrão